sábado, 20 de agosto de 2011

O senhor gosta de ser idoso? - Fonte: Texto original em inglês no Senior Citzen JournalEu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha família amorosa por um cabelo menos cinza ou uma barriga mais lisa. Como eu envelheci, tornei-me mais amável para mim, e menos crítico comigo mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo. Eu não me censuro por comer um biscoito extra, ou por nã...o fazer a minha cama, Eu tenho direito de ser desarrumado e ser extravagante. Tenho visto muitos amigos queridos deixar este mundo cedo demais; antes eles entendessem a grande liberdade que vem com o envelhecimento. E daí, se eu optar por ler ou jogar no computador até as 4 da manhã e dormir até meio-dia? Ou dançar com essas músicas maravilhosas dos anos 60 e 70, e se eu, ao mesmo tempo, tiver o desejo de chorar por um amor perdido? Vou andar na praia com uma sunga esticada sobre um corpo abaulado, e mergulhar nas ondas com abandono que eu quiser, apesar dos olhares de compaixão da sociedade. Eles, também, vão envelhecer. Eu sei que eu sou às vezes esquecido. Mas há alguns anos de vida que são tão bons de serem esquecidos… E acabei por me lembrar apenas das coisas importantes. Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não quebrar o seu coração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são o que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração partido nunca é primitivo e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito. Eu sou tão abençoado por ter vivido os suficientes para ter meus cabelos grisalhos, e ter minha juventude de risos, gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto. Muitos nunca riram, e muitos morreram antes que seu cabelo pudesse virar prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que as outras pessoas pensam.. Eu não me questiono mais. Eu ainda ganho o direito de estar errado. Então, para responder à sua pergunta, eu gosto de ser velho. A velhice me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre. Mas enquanto eu ainda estou aqui, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. (se me apetecer). Nossa amizade, nunca será distante, especialmente quando é direto do coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário